google-site-verification: google084cdd21c0e55ce8.html
top of page

PT escolhe deputado Carlos Zarattini para vice na chapa de Tatto em SP



O deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP) será o vice na chapa de Jilmar Tatto (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. A decisão foi tomada hoje e confirmada por fontes no partido.


O anúncio deve ser oficializado amanhã. Economista, Zarattini, 61, está em seu quarto mandato em Brasília e já foi líder do PT na Câmara. Na última eleição, ele foi o segundo mais votado do partido, com quase 138 mil votos, atrás apenas de Rui Falcão, que conquistou 158 mil.


Segundo o UOL apurou, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) queria um deputado como vice de Tatto. Mas a escolha frustra as expectativas por uma vice mulher na chapa.


No início do ano, Zarattini chegou a participar do processo de prévia do partido para a candidatura a prefeito, mas acabou desistindo porque foi contra o formato adotado.


Para ele, o modelo de colégio eleitoral, com 615 militantes e filiados, seria de "cartas marcadas". "Isso demonstra que não haverá uma prévia democrática, não será uma consulta ampla e aberta a todos os filiados", disse em maio. A prévia acabou disputada entre Tatto e o deputado federal Alexandre Padilha.


No último sábado (12), o PT realizou sua convenção e oficializou a candidatura de Tatto sem anunciar o nome do vice. Na ocasião, a campanha disse que buscava saber se o nome então escolhido, a professora Selma Rocha, poderia ser candidata mesmo tendo contrato com a USP (Universidade de São Paulo. Mas a lei eleitoral impede isso, por determinar a desincompatibilização de todo cargo público para participar da disputa.


No começo desta semana, o nome de Selma foi descartado em razão da questão jurídica. O PT foi o último partido a fechar sua chapa. Apenas o PCdoB não havia anunciado a chapa completa em sua convenção. Ontem, a legenda antiga aliada do PT indicou uma enfermeira para ser vice do deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

Comments


background dr. jorge do carmo.png

Mandato popular
que SP precisa!

foto oficial dr. jorge.png
bottom of page