google-site-verification: google084cdd21c0e55ce8.html
top of page

Por quê, 19 de Agosto é dia da Luta da população em situação de rua?

Foi neste dia, em 2004, que houve o “Massacre da Sé”. Desde então esta data é lembrada em memória da luta de todos os “invisíveis” que estão nas ruas sem moradia, sem alimentação digna, sem documento de identificação e vítimas de violências física e da discriminação.


O “Massacre da Sé” está entre os trágicos episódios que marcam a história recente do nosso país. Naquele ano de 2004, entre os dias 19 e 22 de agosto, sete pessoas em situação de rua foram mortas violentamente e oito ficaram feridas, na Praça da Sé, região central da cidade de São Paulo.


Desde então, o 19 de agosto se consolidou como um dia de luta para a sociedade, em razão dos assassinatos de Jonas dos Santos Soares, Igor Silva Oliveira, Rodrigo Lima da Silva, Eduardo Oliveira dos Santos, Fernando Luiz de Paula, Thiago Marcos Danas, Leandro Pereira Assunção, Antônio Neves Neto, Tiago Teixeira de Souza. Adalberto Brito da Costa e Manoel dos Santos; estes seres invisíveis que viviam em situação de rua. Todos deram entrada no Hospital São Paulo com o mesmo tipo de ferimento.


Em resposta a barbárie, uma série de movimentos organizados incentivaram para que a população em situação de rua tivesse seu protagonismo na história política, sobretudo para não fosse mais “invisível”. Faço destaque, aqui, ao MNPR (Movimento Nacional da População de Rua), MEPR (Movimento Estadual da População de Rua) e MNLDPSR (Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua.


Esses três grandes Movimentos, entre outros, atuam em defesa da população em situação de rua em SP, lutam por políticas de moradia digna e adequada, pelo fim dos despejos sem atendimento integral, por ações que propiciem renda e trabalho e, principalmente, lutam para que sejam respeitados como cidadãos, além da exigência do fim da violência institucional e por medidas efetivas de segurança alimentar.


Solidário a esta luta e, sobretudo, parceiro neste movimento pela garantia da dignidade e por melhores condições de vida para as pessoas que vivem nesta triste realidade, na Assembleia Legislativa de SP apresentei a proposta de instituir a Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua, que foi lançada em 7 de agosto passado, da qual sou coordenador.


Esta Frente tem como alguns dos seus propósitos atuar ao lado dos movimentos organizados e fazer gestões junto aos poderes públicos municipal, estadual e federal para que sejam implementadas políticas públicas efetivas, capazes de assistir e garantir condições de vida às mais de 86 mil pessoas que vivem sob esta triste realidade social no Estado de SP.


Deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT-SP)

@depdrjorgedocarmo - tel: 3886.6513

Dernal Santos – assessoria – Tel: 95076.8294







Comments


background dr. jorge do carmo.png

Mandato popular
que SP precisa!

foto oficial dr. jorge.png
bottom of page