google-site-verification: google084cdd21c0e55ce8.html
top of page

Frente de apoio às vítimas e de combate às enchentes na ZL da capital e dos municípios paulistas




Lançamento: Dia 22 de junho (quinta-feira), às 14h


Assembleia Legislativa de SP - Plenário Teotônio Vilela, sala 201 - 1º andar


A Frente Parlamentar em defesa das vítimas e de combate a enchentes na zona leste paulistana e municípios do Alto Tietê tem como propósito, a partir de ações parlamentares, a busca de soluções para o fim dos problemas e sofrimentos causados em períodos de chuvas que provocam enchentes e criam todo tipo de transtorno para as comunidades nesta região da capital paulista e cidades vizinhas.


Na capital, em bairros como Itaim Paulista, Guaianases, São Miguel Paulista, Itaquera, São Mateus, Ermelino Matarazzo, Sapopemba e Vila Prudente, é recorrente a situação de enchentes em períodos de chuvas. Histórico de décadas em que, entra governo e sai governo (prefeitos e governadores) e nada muda. A tragédia se repete ano após ano e as medidas adotadas, sempre insuficientes, são paliativos como bolsa aluguel que há anos não é corrigido, abrigos provisórios verdadeiros "depósitos" de desabrigados e campanhas para arrecadação de doações para vítimas.


Situação que se repete também em cidades do Alto Tietê como Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Suzano. Ou seja, são cerca de 6 milhões de habitantes expostos, em especial a população que mora em áreas vulneráveis e de risco. Tempo nublado, situação de alerta e o medo da enchente que não perdoa, causa danos irreparáveis às famílias, em geral com perdas de seus bens, às vezes a própria moradia e, em certas ocasiões faz inclusive vítimas fatais.


Proposta por iniciativa do deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT) e que tem como membros efetivos a deputada Mônica Seixas do Movimento Pretas (Psol) e Dr. Eduardo Nobrega (Podemos), a Frente Parlamentar pauta sua atuação em torno de objetivos como:


1 - obtenção de diagnósticos de soluções técnicas junto a órgãos de pesquisa e estudos sobre fatores climáticos, geofísicos e estruturais da região com vistas à erradicação das enchentes.


2 - busca de informações sobre as ações do poder público, em diferentes esferas de governo (municipais, estadual e federal) quanto a elaboração de projetos e cronogramas de obras para soluções.


3 - Levantamento de informações sobre custos e origem de recursos, bem como orçamentos previstos para obras de infraestrutura necessárias em áreas afetadas.


4 - Instituir canal permanente de diálogo com movimentos organizados, bem como comunidades atingidas pelas enchentes para troca de experiências e informações e para facilitar encaminhamentos em benefício da população.


DEPUTADOS ESTADUAIS QUE APOIAM ESTA FRENTE PARLAMENTAR


Ana Carolina Serra (Cidadania), Edmir Chedid e Rafael Saraiva (União Brasil), Marcio Nakashima (PDT), Marina Helou (Rede), Paula da bancada feminista (Psol), Tenente Coimbra e Thiago Auricchio (PL), Paulo Correa (PSD), Rogerio Santos (MDB), Ana Perugini, Beth Sahão, Emidio de Souza, Luiz Fernando Ferreira, Marcia Lia, Paulo Fiorilo, Reis, Rômulo Fernandes, Teonilio Barba, Thainara Faria (PT)


Fonte: NOTÍCIAS ALESP

Comments


background dr. jorge do carmo.png

Mandato popular
que SP precisa!

foto oficial dr. jorge.png
bottom of page