Secretário de Transportes Metropolitanos faz Balanço dos trabalhos em ambiente virtual
Alexandre Baldy prestou contas de ações do primeiro semestre e respondeu a parlamentares
Durante reunião conjunta em ambiente virtual realizada nesta quinta-feira (16/7), a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais e a Comissão de Transportes e Comunicações acompanharam a prestação de contas do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy de Sant Anna Braga.
Após o secretário de Estado apresentar um balanço sobre o primeiro semestre de 2020, os parlamentares Estevam Galvão (DEM) e Luiz Fernando T. Ferreira (PT) perguntaram a ele sobre a retomada da Linha 6 Laranja do Metrô, assumida por um grupo que não concluiu as obras do Rodoanel. Questionado pelos deputados Rodrigo Gambale (PSL) e Dr. Jorge do Carmo (PT) sobre Deputados questionam secretário sobre transporte público reformas e obras de acessibilidade em algumas estações, Baldy respondeu que o recurso arrecadado por meio da concessão de espaços publicitários da CPTM seria destinado às obras, mas a pandemia impôs limitações orçamentárias.
O deputado Rogério Nogueira (DEM) presidiu o encontro. Após o secretário de Estado apresentar um balanço sobre o primeiro semestre de 2020, os parlamentares Estevam Galvão (DEM) e Luiz Fernando T. Ferreira (PT) perguntaram a ele sobre a retomada da Linha 6 Laranja do Metrô, assumida por um grupo que não concluiu as obras do Rodoanel. “Se a empresa, porventura, desistir ou não for adiante sobre essa tratativa, ela já depositou em uma conta R$ 50 milhões de multa”, garantiu Baldy.
Capacidade e condições da frota Sobre não haver uma limitação na quantidade de usuários no transporte público, o secretário afirmou que, mesmo com 33% da demanda no número de passageiros, 100% da frota está em funcionamento no horário de pico. “Gosto de ser muito transparente quanto ao fato de que metrô e CPTM foram projetados para que possam portar um volume expressivo de passageiros”.
A inativação de linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) também foi objeto de indagações ao secretário, que afirmou estar em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para tentar solucionar o problema, uma vez que o assunto é de responsabilidade da prefeitura.
Questionado pelos deputados Rodrigo Gambale (PSL) e Dr. Jorge do Carmo (PT) sobre Deputados questionam secretário sobre transporte público reformas e obras de acessibilidade em algumas estações, Baldy respondeu que o recurso arrecadado por meio da concessão de espaços publicitários da CPTM seria destinado às obras, mas a pandemia impôs limitações orçamentárias. “Dá um desespero saber que as pessoas têm que passar por aquela situação de falta de acessibilidade”, comentou Dr. Jorge do Carmo.
O deputado Ricardo Mellão (Novo) demonstrou preocupação com um possível aumento da passagem para o passageiro ou ao próprio governo do Estado em razão da queda na arrecadação das concessionárias durante a pandemia. Baldy argumentou que o assunto é complexo e motivo de análise. São analisados, ainda, o trem intercidades para a região de Sorocaba, citado pelo deputado Carlos Cezar (PSB), e a extensão da linha 4-Amarela até Taboão da Serra, reivindicada.
Também estiveram na reunião a deputada e os deputados Carla Morando, Carlão Pignatari, Coronel Nishikawa, Itamar Borges e Mauro Bragato.