google-site-verification: google084cdd21c0e55ce8.html
top of page

Secretário de Transportes Metropolitanos faz balanço dos trabalhos em ambiente virtual


Secretário de Transportes Metropolitanos faz Balanço dos trabalhos em ambiente virtual

Alexandre Baldy prestou contas de ações do primeiro semestre e respondeu a parlamentares

Durante reunião conjunta em ambiente virtual realizada nesta quinta-feira (16/7), a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais e a Comissão de Transportes e Comunicações acompanharam a prestação de contas do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy de Sant Anna Braga.

Após o secretário de Estado apresentar um balanço sobre o primeiro semestre de 2020, os parlamentares Estevam Galvão (DEM) e Luiz Fernando T. Ferreira (PT) perguntaram a ele sobre a retomada da Linha 6 Laranja do Metrô, assumida por um grupo que não concluiu as obras do Rodoanel. Questionado pelos deputados Rodrigo Gambale (PSL) e Dr. Jorge do Carmo (PT) sobre Deputados questionam secretário sobre transporte público reformas e obras de acessibilidade em algumas estações, Baldy respondeu que o recurso arrecadado por meio da concessão de espaços publicitários da CPTM seria destinado às obras, mas a pandemia impôs limitações orçamentárias.

O deputado Rogério Nogueira (DEM) presidiu o encontro. Após o secretário de Estado apresentar um balanço sobre o primeiro semestre de 2020, os parlamentares Estevam Galvão (DEM) e Luiz Fernando T. Ferreira (PT) perguntaram a ele sobre a retomada da Linha 6 Laranja do Metrô, assumida por um grupo que não concluiu as obras do Rodoanel. “Se a empresa, porventura, desistir ou não for adiante sobre essa tratativa, ela já depositou em uma conta R$ 50 milhões de multa”, garantiu Baldy.

Capacidade e condições da frota Sobre não haver uma limitação na quantidade de usuários no transporte público, o secretário afirmou que, mesmo com 33% da demanda no número de passageiros, 100% da frota está em funcionamento no horário de pico. “Gosto de ser muito transparente quanto ao fato de que metrô e CPTM foram projetados para que possam portar um volume expressivo de passageiros”.

A inativação de linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) também foi objeto de indagações ao secretário, que afirmou estar em contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para tentar solucionar o problema, uma vez que o assunto é de responsabilidade da prefeitura.

Questionado pelos deputados Rodrigo Gambale (PSL) e Dr. Jorge do Carmo (PT) sobre Deputados questionam secretário sobre transporte público reformas e obras de acessibilidade em algumas estações, Baldy respondeu que o recurso arrecadado por meio da concessão de espaços publicitários da CPTM seria destinado às obras, mas a pandemia impôs limitações orçamentárias. “Dá um desespero saber que as pessoas têm que passar por aquela situação de falta de acessibilidade”, comentou Dr. Jorge do Carmo.

O deputado Ricardo Mellão (Novo) demonstrou preocupação com um possível aumento da passagem para o passageiro ou ao próprio governo do Estado em razão da queda na arrecadação das concessionárias durante a pandemia. Baldy argumentou que o assunto é complexo e motivo de análise. São analisados, ainda, o trem intercidades para a região de Sorocaba, citado pelo deputado Carlos Cezar (PSB), e a extensão da linha 4-Amarela até Taboão da Serra, reivindicada.

Também estiveram na reunião a deputada e os deputados Carla Morando, Carlão Pignatari, Coronel Nishikawa, Itamar Borges e Mauro Bragato.

 

background dr. jorge do carmo.png

Mandato popular
que SP precisa!

foto oficial dr. jorge.png
bottom of page